
A França foi o primeiro país a declarar o 1º de maio. Isto aconteceu no ano de 1919. O exemplo foi então seguido pela Rússia, que em 1920 também decretou que 1º de Maio seria um feriado para celebrar o Dia do Trabalhador. O exemplo então foi seguido por vários países ao redor do mundo.
No entanto, nem todos os países comemoram o Dia do Trabalhador ou o Dia do Trabalho em 1º de maio. Nos Estados Unidos, é celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro. Na Bahamas, na primeira sexta-feira de Junho. No Canadá, na primeira segunda-feira de setembro.
Aqui no Brasil o feriado no início sempre foi marcado com manifestações públicas, passeatas, protestos, etc. Porém, na Era Vargas [1930–1945] o tom foi se tornando mais moderado. Afinal, foi instituído o salário mínimo e a data escolhida pelo Governo para anunciar o novo aumento do salário mínimo anualmente foi 1° de Maio.
Desde então, os protestos e as manifestações públicas foram substituídas por shows, festas e tudo mais. Sempre organizados pelos sindicatos dos trabalhadores, Força Sindical, CUT, etc.
Um fato curioso é que até 1980 o Dia do Trabalhador foi proibido no Estado da Bahia. Somente a partir deste ano é que o governador Antônio Carlos Magalhães promulgou a data como feriado na Bahia.
Para encerrar temos de dizer que em inglês este feriado é conhecido como Labor Day, May Day ou International Worker’s Day. Já em espanhol dizemos Día Internacional de los Trabajadores ou Primero de Mayo. O Norte Rio Grandense complementa ainda desejando a todos os trabalhadores um excelente feriado e muito descanso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário