quinta-feira, 29 de abril de 2010

TECNOLOGIA, ECONOMIA E POLÍTICA

Embrapa apresenta um motor multicombustível, multiuso e barato
          A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) está apresentando no Ciência para a Vida um motor estacionário de funcionamento simples e que pode ser alimentado com qualquer tipo de combustível sólido, líquido ou gasoso. Por ter baixo custo e ser de fácil construção, pode representar uma alternativa nos locais onde não há acesso à rede de energia elétrica.

 Livro sobre o plantio da mandioca para o pequeno agricultor está na interne
        A produtividade da mandioca na região do Cerrado é em média 13 toneladas por hectare. Com o uso de variedades melhoradas e técnicas de cultivo adequadas, esse número pode facilmente chegar a até 40 toneladas. Para incentivar a adoção dessas práticas, a Embrapa Cerrados ? Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ? e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) lançaram o livro Mandioca no Cerrado: Questões práticas. O lançamento faz parte da programação da exposição Ciência para a Vida, realizada pela Embrapa em Brasília (DF).

Brasil terá nova marca para promover exportação de biotecnologia
       As ações de promoção da marca mundial da biotecnologia brasileira, a BrBiotec Brasil, foram apresentadas à imprensa no dia 27 de abril de 2010, em São Paulo. O lançamento da marca brasileira ocorrerá durante a BIO 2010, maior evento mundial sobre o tema, que acontece em Chicago, nos Estados Unidos, de 3 a 6 de maio de 2010.
        As taxas de juros cobradas pelos bancos oficiais estão levando à inviabilização do pagamento de dívidas agrárias pelos produtores rurais brasileiros, advertiu no dia 27 de abril de 2010 o senador Valter Pereira (PMDB-MS). Para o senador, é necessário repactuar as dívidas agrárias com taxas de juros "civilizadas", além de garantir aos agricultores melhores condições na aquisição de máquinas e equipamentos. Somente dessa maneira, garantiu Valter Pereira, o agronegócio e a agricultura familiar ganhariam maior força.
Câmara propõe mudança em fórmula de agrotóxico que poderá ser simplificada


       Os três órgãos envolvidos no registro e na alteração das fórmulas dos agrotóxicos ? a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ? vão apresentar aos parlamentares, no mês de maio de 2010, avanços na discussão de uma norma conjunta que simplifique e harmonize o processo de mudança e registro de componentes desses produtos em cada pasta.




Nenhum comentário: