Primeiro de Maio! Na grande maioria dos países será feriado. Celebra-se neste dia as conquistas obtidas pelos trabalhadores ao longo da História. Principalmente, a redução da jornada de trabalho para apenas oito horas, que antes era de dezesseis horas.
Tudo começou em 1886, quando houve uma manifestação nas ruas de Chicago, EUA. Depois, 1891, trabalhadores franceses também fizeram manifestação parecida. Morreu muita gente nestas manifestações! Afinal, a polícia não deu mole para ninguém.A França foi o primeiro país a declarar o 1º de maio. Isto aconteceu no ano de 1919. O exemplo foi então seguido pela Rússia, que em 1920 também decretou que 1º de Maio seria um feriado para celebrar o Dia do Trabalhador. O exemplo então foi seguido por vários países ao redor do mundo.
No entanto, nem todos os países comemoram o Dia do Trabalhador ou o Dia do Trabalho em 1º de maio. Nos Estados Unidos, é celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro. Na Bahamas, na primeira sexta-feira de Junho. No Canadá, na primeira segunda-feira de setembro.
Aqui no Brasil o feriado no início sempre foi marcado com manifestações públicas, passeatas, protestos, etc. Porém, na Era Vargas [1930–1945] o tom foi se tornando mais moderado. Afinal, foi instituído o salário mínimo e a data escolhida pelo Governo para anunciar o novo aumento do salário mínimo anualmente foi 1° de Maio.
Desde então, os protestos e as manifestações públicas foram substituídas por shows, festas e tudo mais. Sempre organizados pelos sindicatos dos trabalhadores, Força Sindical, CUT, etc.
Um fato curioso é que até 1980 o Dia do Trabalhador foi proibido no Estado da Bahia. Somente a partir deste ano é que o governador Antônio Carlos Magalhães promulgou a data como feriado na Bahia.
Para encerrar temos de dizer que em inglês este feriado é conhecido como Labor Day, May Day ou International Worker’s Day. Já em espanhol dizemos Día Internacional de los Trabajadores ou Primero de Mayo. O Norte Rio Grandense complementa ainda desejando a todos os trabalhadores um excelente feriado e muito descanso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário