sexta-feira, 30 de abril de 2010

TECNOLOGIA, ECONOMIA E POLÍTICA



Embrapa e universidades pesquisam técnicas de produção do biocombustível
        A cada ano o Brasil se destaca na produção do biocombustível. O governo Federal investe cada vez mais nas pesquisas neste setor para estimular e descobrir novas técnicas que podem alavancar a produção do bioetanol. Uma dessas descobertas apoiadas ganha destaque pela curiosidade. Os caprinos ? bodes e cabras ? têm um grande potencial para a indústria do combustível.

Escola da Floresta forma novos Técnicos Agroflorestais no Acre
         Na noite do dia 22 de abril de 2010, no auditório da Fetacre, em Rio Branco, no Acre, aconteceu a formatura da segunda turma do curso Técnico Agroflorestal, desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O curso, que aconteceu na Escola da Floresta Roberval Cardoso, foi executado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), contado ainda com a parceria da Secretaria de Estado de Agroextrativismo e Produção Familiar (Seaprof). Os jovens que passaram pela formação fazem parte de projetos de assentamento e vieram de todos os municípios do Acre, indicados pela própria comunidade.

Brasília sedia em maio reunião do Fórum Agricultura Irrigada
        Será realizada no próximo dia 4 de maio de 2010, em Brasília, reunião ordinária do Fórum Agricultura Irrigada, a partir de 8h30, no Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Conforme o coordenador de Planejamento de Projetos de Irrigação do Departamento de Desenvolvimento Hidroagrícola, Donivaldo Pedro Martins, a necessidade de estatísticas para a agricultura irrigada, sua relação com a legislação ambiental e as oportunidades de mercado global para a área estão na pauta do encontro.
Programa de rádio do Sebrae mostra benefícios do Empreendedor Individual
         Mais de 600 emissoras de rádio de todo o país vão transmitir, a partir do dia 3 de maio de 2010, a nova série do Sebrae, que em 2010 traz como tema o Empreendedor Individual. Para divulgar os programas, o Sebrae lançou no dia 26 de abril, uma campanha informativa.
Exportação de mel brasileira cresce 92% em março e preço bate recorde
        Os apicultores brasileiros têm motivos de sobra para comemorar. Em março, o Brasil exportou 2,4 mil toneladas de mel, com receita de US$ 6,92 milhões. Em relação ao mês anterior, esses números representam aumento de 92% na quantidade e de 96% no valor. O preço médio pago pelo produto foi recorde, US$ 2,87/kg, aumento de 2,1% em relação ao mês anterior e de 19,6% no comparativo com março do ano passado.
Revista Time elege Lula o mais influente do mundo, Obama fica em quarto lugar
        A revista semanal norte-americana Time elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o nome mais influente do mundo. Lula é o primeiro de uma lista com 100 citados nas categorias líderes, pensadores, heróis e artistas. O brasileiro ficou na frente do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que aparece em quarto lugar. Outro brasileiro que aparece entre os influentes é o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner ? na lista de pensadores.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

TECNOLOGIA, ECONOMIA E POLÍTICA

Embrapa apresenta um motor multicombustível, multiuso e barato
          A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) está apresentando no Ciência para a Vida um motor estacionário de funcionamento simples e que pode ser alimentado com qualquer tipo de combustível sólido, líquido ou gasoso. Por ter baixo custo e ser de fácil construção, pode representar uma alternativa nos locais onde não há acesso à rede de energia elétrica.

 Livro sobre o plantio da mandioca para o pequeno agricultor está na interne
        A produtividade da mandioca na região do Cerrado é em média 13 toneladas por hectare. Com o uso de variedades melhoradas e técnicas de cultivo adequadas, esse número pode facilmente chegar a até 40 toneladas. Para incentivar a adoção dessas práticas, a Embrapa Cerrados ? Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ? e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) lançaram o livro Mandioca no Cerrado: Questões práticas. O lançamento faz parte da programação da exposição Ciência para a Vida, realizada pela Embrapa em Brasília (DF).

Brasil terá nova marca para promover exportação de biotecnologia
       As ações de promoção da marca mundial da biotecnologia brasileira, a BrBiotec Brasil, foram apresentadas à imprensa no dia 27 de abril de 2010, em São Paulo. O lançamento da marca brasileira ocorrerá durante a BIO 2010, maior evento mundial sobre o tema, que acontece em Chicago, nos Estados Unidos, de 3 a 6 de maio de 2010.
        As taxas de juros cobradas pelos bancos oficiais estão levando à inviabilização do pagamento de dívidas agrárias pelos produtores rurais brasileiros, advertiu no dia 27 de abril de 2010 o senador Valter Pereira (PMDB-MS). Para o senador, é necessário repactuar as dívidas agrárias com taxas de juros "civilizadas", além de garantir aos agricultores melhores condições na aquisição de máquinas e equipamentos. Somente dessa maneira, garantiu Valter Pereira, o agronegócio e a agricultura familiar ganhariam maior força.
Câmara propõe mudança em fórmula de agrotóxico que poderá ser simplificada


       Os três órgãos envolvidos no registro e na alteração das fórmulas dos agrotóxicos ? a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ? vão apresentar aos parlamentares, no mês de maio de 2010, avanços na discussão de uma norma conjunta que simplifique e harmonize o processo de mudança e registro de componentes desses produtos em cada pasta.




quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia Nacional da Caatinga

CAATINGA

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e o mais expressivo da região Nordeste, ocupando cerca de  850 mil Km2 ou 10% do território nacional e abrangendo, em parte ou no todo, os Estados do Ceará, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, além de pequenas áreas do Maranhão e de Minas Gerais. Nesse Bioma, existem cerca de  900 espécies de plantas, entre elas amburana, aroeira, umbu, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru, juazeiro, mandioca e caju, e uma grande diversidade de fauna, abrigando  centenas de espécies entre aves, mamíferos e peixes. Caatinga  é uma palavra que vem do tupi-guarani e significa mata branca. Isso porque sua vegetação seca costuma perder as folhas na época de pouca chuva, ficando com um aspecto entre o esbranquiçado e o cinzento.
Com solos rasos, clima quente, chuvas irregulares e, ainda, apresentando um elevado índice de evaporação, a Caatinga é um meio ambiente vulnerável. O equilíbrio  desse bioma precisa ser respeitado com especial cuidado por estar situado numa das regiões semi-áridas com maior pressão demográfica do mundo, com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e por ser caracterizada historicamente por profundas desigualdades socioeconômicas. Com a cobertura vegetal reduzida a menos de 50% da área dos estados, a Caatinga enfrenta grandes desafios e precisa que  nela se estabeleçam formas alternativas de sustento que gerem desenvolvimento e garantam justiça social e conservação ambiental.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

TECNOLOGIA, ECONOMIA E POLÍTICA

Uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, mostrou que é possível estimar os melhores métodos de cultivo de cana-de-açúcar, com índices de acerto entre 85 e 90%. Tais estimativas buscam produzir safras de cana com maior teor de açúcar, podendo aumentar o lucro final das empresas canavieiras em até 5%.

No Brasil, atualmente o etanol é a alternativa predominante à produção e ao consumo de combustíveis derivados do petróleo. Porém o processo de beneficiamento da cana de açúcar, principal matéria prima do álcool, deixa grande quantidade de resíduos com potencial tóxico. A vinhaça ou vinhoto é o principal deles.

A agricultura brasileira promove a diminuição da emissão de gases de efeito-estufa. É o que afirma o ecólogo com doutorado em Ecologia pela Universidade de Montpellier, na França, Evaristo Eduardo de Miranda, que participou, no dia 23 de abril de 2010, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, da videoconferência Cadê o Carbono que Estava Aqui? Agricultura Brasileira: Solução ou Problema na Emissão de gases de Efeito-Estufa.

domingo, 25 de abril de 2010

TECNOLOGIA E ECONOMIA

Cama de frango vira adubo
Emater-MG está estudando o uso da mistura conhecida como cama de frango para adubar lavouras. O produto, que era usado como alimento para o gado, poderá ser usado para enriquecer o solo, gerando lucro para o produtor rural. 19/04/10 - Agência Minas - 2:42

Análise do nível de agrotóxicos em alimentos
Durante este mês de abril a Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Minas Gerais, analisa amostras de feijão e pimentão para saber o nível de agrotóxicos nos alimentos. O estudo faz parte do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos. 14/04/10 - Agência Minas - 1:25

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
A Embrapa desenvolve o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta que conserva os recursos naturais porque integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, fazendo com que convivam numa mesma área. 22/04/10 - TV NBR - 2:14

Proteção às nascentes
O programa Momento Ambiental fala da importância da proteção das nascentes, os chamados olhos d'águas. 19/04/10 - TV Justiça - 5:07

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Agroecologia

Produção sem Veneno

Dia Nacional da Conservação do Solo




A conservação do solo consiste em dar o uso e o manejo adequado às suas características químicas, físicas e biológicas, visando à manutenção do equilíbrio ou recuperação. Através das práticas de conservação, é possível manter a fertilidade do solo e evitar problemas comuns, como a erosão e a compactação.  Para minimizar os efeitos causados pelas chuvas e também pelo mau aproveitamento do solo pelo homem, são utilizadas algumas técnicas de manejo e conservação dos solos.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sustentabilidade



  •  Meio Ambiente sustentável: é aquele onde os recursos da Terra realmente sustentam a vida e a saúde, dando suporte ao progresso, e sendo capaz de se renovar.
  • Sociedade sustentável: aquela em que seus membros vivam em harmonia entre si e com a natureza, local, nacional e internacionalmente.
  •  Economia sustentável: aquela em que as decisões de desenvolvimento, políticas e práticas não destruam os recursos do planeta Terra e sejam implementadas com respeito às várias culturas do mundo.
     O que precisa acontecer, para essa "Sustentabilidade" realmente ocorrer, é uma mudança geral de comportamento e estilos de vida, principalmente em padrões de consumo e produção. Pretende-se levar os alunos, e as pessoas em geral, a compreender a complexidade do ambiente resultante das interações nos seus aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais, criando um modo de interpretarem isoladamente esses diferentes elementos no espaço e no tempo, a fim de que futuramente realizem uma utilização mais criteriosa e prudente dos recursos naturais. E, também, que percebam a relação e a importância do meio ambiente nas atividades de desenvolvimento econômico, social e cultural, favorecendo a participação de todos no momento de conceber e aplicar decisões.